terça-feira, 11 de outubro de 2016

Relato: 1a. Rota do Chá em Registro

Aconteceu nos dias 7 e 8 de oututro a 1a. Rota do Chá em Registro, organizada pela Escola de Chá Embahú, com o apoio da Prefeitura de Registro, Infusorina, Amaya Chás e Obaatian - O Chá da Vovó.


Havíamos preparado 15 ingressos para o evento mas devido à grande procura, dobramos a quantidade e ainda assim deixamos algumas pessoas de fora. Como é a primeira vez que levamos uma turma conosco até as fazendas, fizemos o possível para conciliar a quantidade de participantes e a qualidade dos passeios - e agradecemos a compreensão de todos neste ponto!

Na quinta-feira, toda a equipe da Escola de Chá Embahú já estava na cidade de Registro para os preparativos antecipados da rota. Alguns dos participantes começaram a chegar no fim deste dia e o café da manhã no dia seguinte foi bem animado, com o reencontro de diversas pessoas conhecidas.



A primeira parada no dia 7 foi a fazenda dos Amaya. Chegando ali, nos deparamos com toda a família aguardando os participantes da Rota, com a casa sede de portas abertas.

Erika Kobayashi realizando a Cerimônia do Chá na casa sede dos Amaya. Foto: Cláudio Brisighello

Erika Kobayashi servindo o mestre de chás, Riogo Amaya. Foto: Caio Basilio

Iniciamos o evento com a cerimônia do chá, belamente executado por nossa colaboradora Erika Kobayashi, energizando nossas almas e acalmando nossas mentes através de seus gestos no preparo do chá verde em pó produzido na própria fazenda. Foi o momento perfeito para a realização de uma pequena introdução na história do chá no Brasil feita por mim,Yuri Hayashi. Em alguns momentos deste começo, houve muita emoção ao relembrar tanta história vivida por nossos antepassados e tentar trazer aos dias atuais um pouco da nossa herança deixada naquela região, mensagem transmitida através da produção do chá que persiste até os dias atuais.

Introdução à História do Chá no Brasil por Yuri Hayashi. Foto: Cláudio Brisighello

Riogo Amaya explicando sobre os processamentos da fábrica aos participantes. Foto: Cláudio Brisighello

Depois do almoço, conhecemos as plantações da fazenda Amaya, onde muitas pessoas viram a planta do chá (Camellia sinensis) pela primeira vez. Em seguida, degustamos o chá produzido ali em conjunto de comidinhas feitas na região.  O carinho transmitido em nossa chegada foi repetida em nossa saída onde todos levaram uma linda lembrança da fazenda: uma mudinha da planta do chá, amostra viva que marca nossa visita a esta família e que será lembrada em nossos lares (sem falar da surpresa na hora do chá, uma caneca personalizada da marca Amaya para cada participante).

Escola de Chá Embahú e Amaya Chás, parceria durante o evento

Yuri Hayashi na plantação dos Amaya. Foto: Cláudio Brisighello

Chá da tarde na casa sede da família Amaya, com quitutes, brindes e muito amor ao chá

Apostila do evento e presente surpresa dos Amaya: uma caneca toda especial. Foto: Yuri Hayashi

Todos os participantes na fazenda Amaya, com suas mudinhas e canecas personalizadas! Foto: Caio Basilio

O próximo ponto de parada foi conhecer as primeiras mudas do "chá-da-índia" plantadas por Torazo Okamoto na cidade de Registro. É um grande marco para a região onde o chá foi a cultura predominante durante anos.

As primeiras mudas plantadas por Torazo Okamoto em Registro. Foto: Cláudio Brisighello

Na sequência, visitamos a residência do senhor Tomio Makiuchi. Ali, além de encontrar um grande entusiasta de chás do Vale do Ribeira, também tivemos a chance de conhecer um pouco de seu trabalho, recheado de bons valores. O sr. Tomio possui uma micro-fábrica de chá, onde consegue processar 3kg de chá em maquinários construídos por ele mesmo, visando incentivar a cultura da região além de dar um ofício às crianças da cidade. Esta é uma de suas metas, pois ele desenvolve um trabalho social sério, visando a inserção da boa educação e valores para as futuras gerações.

O senhor Tomio explicando sua micro-fábrica de chás. Foto: Cláudio Brisighello

No dia seguinte, o segundo dia da rota, seguimos direto para a fazenda Shimada para conhecer o local onde é produzido o Obaatian - O Chá da Vovó. Tivemos uma deliciosa recepção com a degustação do chá preto produzido pela família, seguido das explicações da Teresinha, mestre de chás da família.

Sra. Ume Shimada animada com a visita de tantas pessoas em sua fazenda. Foto: Leandro Yuki

Degustação do Obaatian - O Chá da Vovó. Foto: Cláudio Brisighello

Sra. Ume e filhas Bernadete e Teresinha explicando a história da família. Foto: Cláudio Brisighello

Teresinha ensinando a colher chá no chazal da família Shimada. Foto: Leandro Yuki

Felicidade de quem participou deste evento, registrado por Leandro Yuki

Conhecemos o chazal acompanhados da senhora Ume, que levou sua felicidade neste marcante passeio. Posteriormente, sua filha Teresinha mostrou o processamento do chá preto, feito de forma artesanal.

O pessoal se preparando para entrar na saleta de processamento do chá. Foto: Leandro Yuki

O pessoal se preparando para entrar na saleta de processamento do chá. Foto: Cláudio Brisighello

Encerramos a 1a. Rota do Chá em Registro com um belo almoço preparado pela família Shimada, e o sorteio de brindes Infusorina e Obaatian - O Chá da Vovó.

Almoço no sítio Shimada com iguarias da casa incluindo broto de bambú. Foto: Cláudio Brisighello

Sorteio de brindes com a sra. Ume! Foto: Cláudio Brisighello

Gostaríamos de agradecer imensamente à todos os participantes do evento:
- Família Amaya pela receptividade aos nossos convidados, parceria e suporte em toda a rota, nos ajudando a organizar todos os detalhes. Riogo, Mário, Milton, Lincoln, André, Sally, Disney e todas as outras pessoas envolvidas na casa, fábrica e fazenda, nosso muito obrigado!
- Família Shimada, por gentilmente receber tantas pessoas e compartilhar o seu espaço conosco, além de fornecer um almoço tão especial. Léo, Teresinha, Bernadete, Kazuo, Leandro, Sra. Ume e todo o restante da família e amigos que estavam ali, um grande obrigado!
- Os entusiastas de chás e proprietários de empresas do ramo que vieram de suas distantes cidades para pretigiar este evento inédito.
- Nossos parceiros que acompanharam esta aventura: Heloisa e Beto do Sítio Quintal (produção orgânica de olericultura), Silvia Tsuji da Chás&Lembranças (casa de chás em São José dos Campos) e Carla Saueressig (da A Loja do Chá, que foi visitar a cultura do chá na cidade de Registro conosco e hoje reconhece o potencial da região).
- Nossas dedicadas colaboradoras Renata Acácia (da Infusorina, que apoiou este evento), e Erika Kobayashi (Cerimônia do Chá) que foram essenciais para que tudo acontecesse. Muito obrigada por tanta dedicação e profissionalismo.
- Prefeitura de Registro, pela confiança em nosso trabalho.
- Regis Hotel, hospedagem oficial do evento e ao Junior Transporte por nos levar em todos os pontos das visitações.

Um agradecimento reforçado aos alunos da Escola de Chá Embahú, que por tanto pedirem esta visitação, transformaram o evento em algo real.

Até uma próxima!
Saudações,
Yuri Hayashi e Cláudio Brisighello

Erika, Renata e Yuri. Foto: Caio Basilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário